30 de março de 2011

Censos 2011 - Tenham medo. Muito medo!

Eu até que sou uma boa cidadã. Fora embirrar com os "picas", até faço tudo razoavelmente: exerço o meu direito de voto, atravesso nas passadeiras, não parto vidros, não deito lixo no chão, encosto-me à direita nas escadas rolantes, ajudo velhinhos a atravessar a rua se for preciso e até indico direcções a estrangeiros com um sorriso. Cidadã comum, já para não dizer exemplar!
Foi então que eles chegaram. Os censos. Propaganda enganosa, mas apelativa: meteram a Torre de Belém e tudo! Não se brinca com a Torre de Belém! É um dos meus monumentos preferidos, é claro que vou cair nas malhas enganosas!
Quando a senhora dos censos bateu à porta (rapariguita, vá...) fui até toda simpática, convidei-a a entrar (recusou), desculpei-a por se ter esquecido de nós (enfim) e até aceitei os códigos para fazer pela Internet, para lhe poupar trabalho. Não imaginava o que se seguiria. E que raio é aquilo do: "Responda preferencialmente dia 21 de Março"? Apesar de só ter recebido os códigos dia 18, e apesar de para mim as segundas serem um dia complicado, às 22h do dia 21 lá estava eu, boa cidadã, pronta para preencher os questionários. E aquilo não me deixa. Depois de 45 minutos para responder a quatro perguntas, desisti e decidi ir fazendo aos bocadinhos todos os dias, no meio de transpiração, rezas e frustrações.
Hoje de manhã (sim, e ainda só ia a 42%) decidi cumprir a pena diária, já irritada, claro, aquilo é uma seca, quando me pedem para mudar a palavra passe. E eu mudo, afinal asseguraram que era para minha segurança. E não é que perco tudo o que já tinha guardado?! Calma Ana, respira fundo, só podes estar a ver mal. Não, estava mesmo lá só o botãozinho para Iniciar. Foi então que mandei à fava o cidadanismo e decidi que se aquilo estivesse lento como o costume queimava os papéis numa fogueira de vodu (isto existe?) e depois  eles que se amanhassem, viessem-me prender, fizessem o que entendessem, que eu tenho mais que fazer. Mas não, o grande PC do Estado ou do INE ou lá do que seja deve ter-se assustado e lá me deixou fazer aquilo (as fogueiras de vodu são, de facto, assustadoras) e foi num instante que cheguei a uns vitoriosos 81%. Há bocadinho acabei o restante e foi com uma sensação de dever cumprido que cliquei no Enviar (e guardei os fósforos e as acendalhas).
Não me apanham noutra. Espero que em 2021 seja um bocadinho melhor. Tenho dez anos para me preparar...

1 comentário:

  1. Ai que aventura dos diabos, literalmente! É por isso que cá em casa foi a minha mãe a fazer tudo :D

    ResponderEliminar