26 de março de 2011

Primos, filmes de animação e crise de meia idade - sou bastante precoce, eu sei!


Nos últimos tempos cheguei à conclusão que esta coisa de evelhecer também me acontece a  mim. Não envelhecer e ficar velha, mas ir crescendo. Já não era demasiado chocante descobrir isso, quando descubro que o mesmo acontece às outras pessoas! Não se faz!
Mais propriamente os meus primos. Os pequeninos! Estou a descobrir aos poucos que os "miúdos" da minha tribo já são cada vez menos "miúdos" e que não tarda nada tornam-se adolescentes rabugentos e borbulhosos, que choram por tudo e por nada - ok, isto já vai acontecendo, é melhor preparar-me para os próximos anos...
À parte das borbulhas, dos choros e das crises existenciais, a juntar aos namoricos e restante conversa da treta que eu adoro ouvir das bocas deles, a coisa começa a preocupar-me. Eu não estou a acompanhar o ritmo! Qualquer dia, os miúdos tornam-se mais crescidos que eu, e não é fisicamente, que isso pelo menos um espécime já é (o que não lhe impede de vir de vez em quando para o meu colinho, não mais que alguns segundos de uma vez, não vá alguém ver e lá se vai a reputação de pré-adolescente borbulhoso e independente, que toda a gente sabe que ele não é). Reparei nisso conscientemente no dia de Carnaval (inconscientemente já ia reparando á algum tempo). Mascarámos para fazer o jeito aos miúdos (seria?!) e eles aparecem vestidos à civil e pasam a tarde a ver videos no youtube. Apesar de mascarada da Madrasta da Branca de Neve, não me queria sentir destronada como tal... Antigamente fazíamos desenhos (tenho ainda um meu no Oceanário, de costas, a ver os peixinhos). Houve uma vez que até fizémos um comboio da reciclagem! (eu sei, eu sei, pareço uma velha autêntica).
Mas uma importante questão se põe: e agora, que desculpa vou arranjar para ir ao cinema ver filmes de animação? Quando irei ver o Gnomeu e Julieta??? Em tempos idos (sinf!) podia raptar um puto ou dois, revirava os olhos e fazia o teatro do "Vamos ao cinema com o miúdo!", e lá ía-mos ver um filme de animação que estivesse na barra - apesar de a minha mãe ter adormecido a ver o Shrek, O Terceiro, e eu ter tido uma má experiência com o Wal-e ou lá como se chamava o bicho (aí quem ia adormecendo era eu), posso dizer que o balanço era positivo. Pipocas, filmes de animação, miúdos, olhares solidários dos outros pais ("Pois, cá estamos, mais um filme, que sacrificio", pensavam eles).
Olhem, sabem que mais, três ou quatro leitores do meu blogue: que se lixe. Eles crescem, eu não. Tenho de aceitar isso. Ainda não estou preparada para crescer! Ainda não chegou o meu momento. Não sei quando acontecerá (imagino-me perfeitamente mascarada aos 80 anos, e a ver filmes de animação super divertida), mas se não chegar, paciência. Mania que o ser humano tem de querer ser sério.
Lembrei-me agora que uma vez um senhor foi, num dia de Carnaval, mascarado de Drag Queen (é assim que se escreve?) ao ex-Café da minha mãe, sozinho e sem vergonhas de ainda não ter crescido. Apesar dos seus trinta e tais, quarentas. O mesmo pode acontecer comigo (à parte a Drag Queen).
Crescer não tem de ser obrigatório!
P.S. Amanhã, apesar de tudo, de certeza que vou jogar na Wii com o miúdo do meu tamanho, vulgo primo David, e jogar (e fazer batota) no Monopólio ou no jogo das Caravelas, e discutir-mos que nem uns possessos porque a Grande Muralha da China era para mim. Que isto do crescer também é só quando lhes convém...

1 comentário:

  1. E eu a pensar que era unica que sofria do sindrome de Peter Pan ;)
    Se te consola tambem m assusta quando vejo os putos (no meu caso pitas) da familia a crescerem tanto ou + do que eu =O e logo eu k sou a + velha e estou habituada a mandar xD
    Adorei a parte referente aos filmes d animaçao XD Eu tambem faço sempre "birra" para nao ir e reviro os olhos e sou arrastada na mesma, mas secretamente ainda adoro ir ve los =D
    E agora vou deixar te com a minha intromissao repentina ao teu blog para ir ver filmes da Disney e comer M&M's ;D

    P.s- como e que nao gostaste do wal-e? =O

    ResponderEliminar