20 de março de 2013

Dia Internacional da Felicidade



A partir de 2011, no dia 20 de Março passa-se a comemorar o Dia Internacional da Felicidade, que tem como objetivo a sensibilização para o desenvolvimento sustentável e atenuação da pobreza, bem como a inclusão, igualdade e equilíbrio no crescimento económico, e para que as políticas públicas dêem ênfase à importância do bem estar e da felicidade no desenvolvimento das nações. Lembro-me de ter falado, em Psicologia Positiva, no 1º ano, do FIB (Felicidade Interna Bruta). Procurem coisas sobre o Butão!..


Porque é verdade, não é? Quem é que não quer ser feliz? Quem é que não procura a felicidade na vida? Pessoas felizes produzem mais, são cidadãs mais activas, são mais saudáveis e vivem mais tempo. E, no entanto, parece que é quase tabu ser estupidamente feliz. Parece que às vezes até se tem vergonha de se dizer que estamos óptimos, a viver a melhor fase da nossa vida. Tive um professor alemão que dizia que isto era uma particularidade tipicamente portuguesa: ter medo de dizer que se está feliz, não vá lançar-se um agoiro. Tal como dizer "isto é tão bom que até parece impossível!" - Mas impossível porquê?

Dou muita importância a estas coisas - ser feliz, tentar ser feliz, aprender a ser feliz... Principalmente a aprender a ser feliz. É um processo mais que diário, é quase constante. Tentar ver o lado positivo das coisas. Quando só há lado negativo, fazer uma lista todos os dias de pelo menos três coisas boas que aconteceram no dia, mesmo se forem tão pequeninas, tão pequeninas que estão ali na fronteira entre o insignificante e o coisa nenhuma.


Com vista a isto, a partir de hoje estará a decorrer esta iniciativa. A ideia é, durante 31 dias (de 20 de Março a 19 de Abril), todas as meias-noites, publicar um desafio a ser cumprido por quem quiser participar, cujo objectivo final é a felicidade, claro. Para saberem mais, vejam o video e visitem a página, o evento e o blogue desta iniciativa, que tem o título "31 Dias para a Felicidade" e é baseado na Psicologia Positiva (que foi uma das minhas cadeiras favoritas na faculdade).

Então, sentem-se tentados? Estão todos convidados a participar também! O desafio 1 já começou ;)



2 comentários:

  1. Uma vez li um provérbio que dizia algo como "só é feliz quem se considera feliz", e eu não poderia estar mais de acordo, mas acho que a dificuldade prende-se na operacionalização do conceito "felicidade".

    Eu acho que o problema dos portugueses é a conotação da palavra "felicidade" na nossa língua, pelo menos a ideia que tenho de felicidade está muito ligada ao conceito de "perfeição", e isso sim, é impossível de obter (até onde eu sei).

    Portanto, a minha perceção de felicidade é que eu quero ser feliz, claro, mas tenho a ideia que a felicidade é ter tudo o que quero, estar plenamente satisfeito, e mesmo ao fazer tudo o que posso para alcançar isso, há-de sempre faltar algo. Muito provavelmente esta será uma definição errada de felicidade, mas é aquela que eu aprendi. xp

    Dito isto, eu não tento "ser feliz", mas sim aproveitar ao máximo os recursos que tenho, e vivo contente com isso, se bem que quero acreditar que no futuro terei mais recursos para me satisfazer... LOL

    P.S. vou tentar arranjar tempo para ir fazendo os exercícios promotores de felicidade para ver se resulta, mas não prometo nada... xp

    ResponderEliminar
  2. Sou exatamente da opinião contrária à tua: é essa ideia de perfeição que arruina por completo qualquer tentativa de ser feliz. Até porque, como disseste muito bem, essa perfeição esta inalcançável para nós. O que disseste não ser tentar ser feliz (aproveitar ao máximo os recursos e viver contente com o que tens) é exatamente a minha ideia de felicidade. Aliás, é mesmo a minha ideia de ser intensamente feliz :) Sem pensar muito nos recursos que terei no futuro, mas tendo a certeza que seja o que for, vai correr bem (o que ainda é impossível para mim, mas quero caminhar para isso).

    Deve haver tantas definições de felicidade quantas pessoas no mundo, e o dia 20 de Março está dedicado a elas todas!
    Boa sorte para as tuas tarefas, eu estou a escolher apenas as que gosto mais que nisto de ser feliz também sou esquisitinha.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar