10 de março de 2014

Beatriz e Virgílio - Yann Martel


Tenho lido muito! Muito mesmo :) Não por ter recebido muitos livros no Natal, ou por a Biblioteca ter ficado miraculosamente bem apetrechada de livros, mas porque como toda a gente que tem facebook deve saber, a Editoral Presença decidiu andar a dar livros à maluca e comprei seis livros pagando apenas os portes! 

Um dos livros que encomendei foi o Beatriz e Virgílio, de Yann Martel. O único motivo da minha escolha, sou sincera, foi ter sido escrita pelo autor da Vida de Pi, que como já referi aqui, destronou O Fio da Navalha


Não me desapontou nadinha. Li-o em três dias (ou melhor, três noites e duas viagens de comboio!) e ficou um dos meus livros preferidos. E o Yann Martel ganhou um lugarzinho no meu coração mesmo ao lado do Maugham... Ainda para mais é de Salamanca, que para mim é sempre uma cidade especial!
Não sei o que vos falar acerca do livro... é um livro sobre o Holocausto? Sim, é, de facto. É um livro sobre um escritor? Também. Mas principalmente, é um livro sobre culpa, o que, não sendo um tema simpático, é um tema que nos toca a todos. 


Reparei que afinal não vos quero contar nada acerca do livro, mas apenas dizer que gostei muito e pedir que o leiam! As minhas partes favoritas são a parte de pêra (se lerem lerem vão identificar esta parte facilmente) e a parte do fim, Jogos para Gustavo. Não devia dizer isto, mas se não tiverem interesse em ler o livro, vão à Fnac ou algo do género, peguem no livro e leiam a parte do fim, que são os Jogos para Gustavo. Para mim, é o que torna o livro brilhante.



NOTA: Quando fui procurar imagens para ilustrar este post, dei de caras com duras críticas sobre o livro, principalmente sobre a parte dos Jogos para Gustavo. Isto deixou-me curiosa por ouvir opiniões diferentes da minha. Por aí, alguém já leu? Adorava saber o que acharam!



Sem comentários:

Enviar um comentário